Ir para conteúdo

Sim, Felipe Melo é uma excelente contratação. Entenda o porquê

Fim da novela. Felipe Melo é o novo reforço do Palmeiras para a temporada 2017. Sem atuar com regularidade na Inter de Milão ao longo do último ano, o jogador decidiu abraçar o projeto de Alexandre Mattos e defender o Verdão na próxima Copa Libertadores. No entanto, uma dúvida paira no ar:

Felipe Melo deve ser considerado uma boa contratação?

felipe-meloNa minha visão, sim. É claro que não devemos fechar os olhos para o temperamento sujeito à chuvas e trovoadas dele. Felipe Melo tem um estilo de jogo duro, onde não existe meio-termo. É tudo na base do vai ou racha. Porém, se fosse um limitado brucutu não teria permanecido por 12 anos na Europa, e defendendo clubes tão expressivos quanto Juventus e Inter de Milão.

Ele tem sim as suas virtudes. A marcação forte – às vezes excessivamente dura –  é uma delas. Mas deve ser somada ao bom passe, aos ótimos lançamentos, aos precisos desarmes, a consciência tática e aos chutes de fora da área. Rotulá-lo como o perna de pau que afundou a Seleção Brasileira na Copa de 2010 é coisa de ufanistas – leia-se Galvão Bueno -, e daqueles que fazem questão de o avaliar com má vontade.

E isso fica evidente quando analisamos os seus números nos últimos anos. Ao longo das cinco temporadas recentes, Felipe Melo atuou em 122 partidas. Nesse período, foi advertido com 44 cartões amarelos e seis cartões vermelhos. Ou seja, um amarelo a cada três jogos e quase um vermelho por ano.

Na minha opinião, números aceitáveis para um jogador de marcação no meio-campo. Ainda mais se lembrarmos que as temporadas em questão foram disputadas na Turquia e na Itália. Dois países onde o futebol é, antes de qualquer coisa, bastante truncado.

Apoio massivo

Apesar de todo o rótulo pejorativo que muitos dão a Felipe Melo, e darão ainda mais por ter fechado com o Palmeiras, a torcida alviverde tem usado as redes sociais para se mostrar favorável à contratação do jogador.

Conforme enquete realizada pelo perfil do Olê Palmeiras no Twitter, entre os dias 27 e 28 de dezembro, 92% dos participantes aprovaram a sua chegada ao Allianz Parque. A pesquisa contou com 387 internautas.enquete_melo

E não se iludam aqueles que acreditam que Felipe Melo está retornando ao Brasil por encontrar-se num momento decadente da carreira. Contratado pela Inter de Milão em agosto de 2015, o volante teve um bom início sob o comando do técnico Roberto Mancini.

Entretanto, após a demissão do treinador, há duas semanas do início da atual temporada, em agosto passado, o jogador perdeu espaço entre os titulares, e pouco foi aproveitado pelos técnicos que assumiram a então bagunçada Internazionale.

Seja bem-vindo, Felipe Melo.
Somos ranzinza, mas siamo tutti buona gente.

Leia mais:
Eduardo Baptista: Estudioso e promissor. Porém, sem fôlego

>> Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/OlePalmeiras
>> Siga o nosso perfil no Twitter: @ole_palmeiras

Olê Palmeiras Ver tudo

O blog alviverde que canta e vibra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: