Ir para conteúdo

Ideias modernas e tendência ao estrelismo. Esse é Roger Machado

Sob enorme – e até surpreendente – rejeição da torcida, Roger Machado foi anunciado como novo técnico do Palmeiras. E ele desembarca no Verdão como um majestoso ponto de interrogação. Afinal, ninguém sabe dizer qual profissional Alexandre Mattos contratou. Se aquele que em 2015 tirou o Grêmio da parte de baixo da tabela do Brasileirão e colocou na fase de grupos da Libertadores, ou aquele, que, neste ano, foi incapaz de construir um time com o estrelado elenco do Atlético/MG.

Um dos principais colunista de futebol no Brasil, o ex-jogador Tostão conversou com o Olê Palmeiras e aprovou a contratação do treinador. Segundo o tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, Roger é um técnico com ideias modernas e muito dedicado.

“Achei muito boa a escolha do Palmeiras. É compreensível a torcida não ficar otimista, porque o trabalho que ele realizou no Atlético/MG não foi bom. Mas, por outro lado, não Tostãovejo motivos para não ficar esperançosa. O trabalho que o Roger realizou no Grêmio, em 2015, foi excepcional. O time era cadenciado e tinha um ótimo toque de bola. Aliás, esse time do Renato Gaúcho que está na final da Libertadores tem muitos dedos do Roger Machado. Na minha opinião, ele é um treinador inexperiente, mas com totais condições de tornar-se um técnico de ponta”, afirma.

Para Tostão, a passagem do treinador pelo Atlético/MG foi realmente decepcionante. Admirador do futebol vistoso, o ex-atacante confessa que esperava um resultado bem diferente daquele que viu em campo. “Quando ele chegou ao Atlético/MG pensei que ia conseguir implantar um jogo bonito e acabar com o Galo Doido. Mas não deu. A torcida e o time, ainda sob muita influência do Cuca, estavam acostumados a ganhar partidas na base da emoção, e essa expectativa contrastou com aquilo que ele pensa de futebol”.

Questionado sobre qual o estilo de jogo mais usado pelo novo treinador palmeirense, Tostão foi direto: “o estilo moderno. Ele é muito dedicado e se prepara bastante para as partidas. Nos times dele não existe postura defensiva ou ofensiva. São equipes que atacam com bastante gente e defendem da mesma forma”.

Diferente do que pensa a torcida, Tostão entende que Roger Machado chegará ao Palmeiras sem a pressão pela conquista de títulos, como aconteceu, por exemplo, no início de 2016. “Essa pressão será menor, porque todo mundo viu que o elenco do Palmeiras não é tão bom quanto torcida e imprensa pensavam. O Palmeiras tem o maior elenco, não o melhor. Com exceção do Mina, a linha de defesa do Palmeiras é inferior a de todos os rivais que brigaram pelo título brasileiro deste ano”, avalia o colunista.

“A tendência é melhorar. O acerto com o Diogo Barbosa dá indício disso, porque ele é um excelente jogador. Tanto no ataque quanto na defesa. Mas falar que o Roger vai dar certo no Palmeiras é difícil. Para um treinador dar certo numa equipe depende de muitas coisas. Principalmente dos jogadores”, completa Tostão.

ÚLTIMO TERÇO E SISTEMA REATIVO

Locutor da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin acompanhou de perto vários jogos dos times treinados por Roger Machado, desde que ele surgiu para a função no Juventude. No entanto, diferente do que pensa Tostão, o narrador não sabe dizer se a escolha do Palmeiras foi boa.

“O legal do futebol, hoje, é ser moderno. Só que ele é moderno demais. E aí eu pergunto: o que ele ganhou com toda a modernidade dele? Um Campeonato Mineiro. Só! Ele Denardinconseguiu ser eliminado da Libertadores, com aquela bagunça que era o Atlético/MG, pelo Jorge Wilstermann, da Bolívia. Isso não pode. Ele foi mesmo muito bem no primeiro ano de Grêmio, mas já no segundo ano se perdeu. Então, não sei dizer quem é o técnico Roger Machado”.

Segundo comenta-se nos arredores da Arena Grêmio, é que o ponto de interrogação no qual o treinador se transformou deve-se ao deslumbramento que ele desenvolveu ao terminar o Brasileirão de 2015, sua primeira experiência na Séria A, na terceira colocação.

“Há quem diga que depois dessa campanha ele virou estrela. As conversas de bastidores são de que nenhum jogador aguentava mais ele. O Roger não fala a língua do boleiro. Ele é diferenciado intelectualmente. Enquanto jogador estava sempre acompanhado de um livro, mas tem um linguajar que os jogadores não entendem. Por estudar muito sobre o tal futebol moderno, ele se refere ao ataque do time como o Último Terço. Quando se deparava com um adversário na defesa, ele dizia que tratava-se de um Sistema Reativo. Ele parece uma analista de sistema falando. Que jogador de futebol aguenta uma coisa dessas? É chato demais!”

Para o locutor, Roger, que gosta de jogar no 4-2-3-1, tem no Palmeiras a sua última chance em um time grande. Se não triunfar, só será lembrado por times de menor expressão. “O Roger corre risco de tornar-se um Adílson Baptista, que foi bem no Cruzeiro e depois não acertou em lugar nenhum. Espero que ele chegue no Palmeiras com os pés no chão, porque levou dois grandes tombos”.

Por fim, Denardin revela que o histórico de Roger em relação a indicação de jogadores não deixou saudades em nenhum gremista. “Os nomes sugeridos foram terríveis. Jogadores vindos do Novo Hamburgo tiveram péssimo desempenho. Portanto, não sei como será a construção do Palmeiras 2018”.

Roger_numeros

LEIA MAIS
>> Empréstimos terminam e 20 atletas retornam ao Palmeiras. Quem fica?
>> Ídolos do Clube passarão férias com garotada no Palmeiras Camp
>> Cruzeirenses lamentam: “D.Baborsa é um dos melhores do Brasil”

>> Curta a nossa página no Facebook: OlePalmeiras
>> Siga o nosso perfil no Twitter: @ole_palmeiras

>>Acompanhe a nossa conta no Instagram: Olepalmeiras

 

Olê Palmeiras Ver tudo

O blog alviverde que canta e vibra

Um comentário em “Ideias modernas e tendência ao estrelismo. Esse é Roger Machado Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: